Prefere ver o conteúdo em vídeo? Role para o final da página. 🙂
Estamos no mês de retorno às aulas e fico aqui pensando nas diferentes expectativas dos pais, dos professores e dos alunos. Cada um desses personagens, vamos dizer assim, já teve um recesso, uma mudança na rotina, descanso e agora retoma as atividades na escola.
O que o retorno às aulas representa para os pais?
De certa forma, o início das aulas representa um momento importante para a família: a volta da rotina, do aprendizado e do desenvolvimento da criança. Dependendo da idade, pode ser que seja a primeira vez da criança na escola.
Outra situação que costuma acontecer é uma mudança de escola ou até mesmo de unidade: a criança sai de uma fase como infantil e começa no Ensino Fundamental.
De qualquer forma existe sempre um misto de esperança e de medo: vai dar tudo certo? A criança vai se acostumar? Vai gostar da professora? Vai fazer novos amigos? Vai ser melhor que na outra escola ou em outra unidade? Como serão as atividades esse ano? Essas são algumas perguntas que ficam na cabeça dos pais já que a escola é um ambiente tão importante quanto a família, irá influenciar os hábitos, comportamentos, linguagens e escolhas. Precisamos pensar nessa influência.
A mudança de qualquer ambiente é um elemento desconhecido e como tal, gera ansiedade e insegurança. E nós, adultos, tememos o desconhecido. Posso garantir que essa ansiedade irá diminuir na medida que as atividades na escola começarem: dias de adaptação e choro talvez, mas a tendência é que uma escola bem preparada será capaz de lidar com a ansiedade dos pais e a adaptação das crianças. Dê tempo ao tempo.
Como pai, como mãe, a sua tranquilidade e confiança na escola servirá de exemplo para criança. Frases do tipo: Vai ser uma experiência nova! Você vai conhecer novas pessoas! Vai fazer novos amigos novos! São ideias que ajudam e estimulam a criança a explorar o novo ambiente.
Mas, evite frases tipo:
Vai dar tudo certo. Você vai gostar. Você vai ficar ótima!
Porque nós não sabemos sobre isso, se vai dar tudo certo ou não e eventualmente a criança pode não gostar do ambiente. É possível que ela tenha dificuldades, fique ansiosa também com as mudanças, não queira ir, tudo isso faz parte do processo de adaptação. Mantenha a calma, acolha os medos, dos choros, reconheça que pode ser difícil estar em um lugar novo, cheio de gente desconhecida.
Crie uma rotina para conversar sobre o dia, peça para criança descrever como são as atividades, o que faz durante o tempo na escola, como interage com a professora, com os colegas, no parque, ajude-a a perceber que a cada dia tem sido diferente.
Como pais, observe a reação da criança ao entrar e sair da escola: resistência ao entrar? E ao sair? Está relaxada e confiante? E mantenha sempre os canais de comunicação com a professora e a coordenação para acompanhar o início das atividades.
Observe, encoraje e acolha. Essa será mais uma etapa para o crescimento e o desenvolvimento do seu filho.
E bom retorno às aulas! Acompanhe mais dicas aqui, nas nossas redes sociais e no canal do youtube!
A gente se vê, até mais!