Prefere ver o conteúdo em vídeo? Role para o final da página 🙂
Hoje vamos falar dos desafios que os pais enfrentam a partir da chegada do bebê em casa! Quantas mudanças, não é?
A alegria da chegada se mistura com o desespero e as necessidades sem fim do bebê: Cadê o manual? Era bom que viesse, ne? O manual de instruções que nos ajudasse a lidar com as mudanças que acompanham cada ciclo de desenvolvimento dos pequenos.
Para os pais um grande desafio é conhecer e proporcionar um ambiente seguro e ao mesmo tempo que atenda às necessidades e a curiosidade da criança.
De acordo com Jean Piaget, grande mestre do século XX e estudioso do desenvolvimento humano, o desenvolvimento cognitivo, isso é, a forma com que a criança aprende, acontece em 4 fases:
Sensório Motor, Pré-operatório, Operatório concreto e Operatório formal
Podemos compreender essas etapas como marcos no desenvolvimento com características que afetam o comportamento da criança e do adolescente.
Assim que, um bebê, precisa de toda atenção e cuidados para se desenvolver enquanto um pré-adolescente precisa de supervisão e autonomia!
Cada ciclo, uma experiência diferente e como pais podemos nos preparar melhor para aproveitar cada fase e nos preparar para a próxima fase!
Além do cuidado físico, a criança irá depender emocionalmente de seus pais, são eles que irão guiá-la sobre o que é certo ou errado, os valores morais, a obediência às autoridades, como professor na escola, e quais são os comportamentos que são esperados dela! nessa fase até os 7 anos percebemos muito isso na criança, o desejo de agradar os pais, temos muito disso.
A partir dos 8 anos a criança começa a comparar e questionar o que acontece em casa, começa a fortalecer as amizades e ter mais influência do ambiente escolar.
E aos 12 anos, nossos adolescentes, já estão prontos para questionar o mundo, isso porque estão construindo seus próprios valores, seus laços de amizade, pensando sobre o futuro e correndo muitos riscos: é o cérebro em plena expansão e um corpo inundado de hormônios!
Ah, e a família será sempre a primeira e maior influência na vida do jovem. E a influência pode ser muito boa, ou muito ruim.
Por isso, como pais, precisamos estar atentos a essas fases, essas vivências e experiências.
Você quer saber mais sobre isso? Então acompanhe as dicas, aqui e nas nossas redes sociais!
Eu sou Letícia Bechara, consultora educacional e quero ajudar você a pensar nas melhores estratégias para o dia a dia com a sua família!
A gente se vê! Até mais!