Como ajudar os alunos na Escolha da Carreira?

set 11, 2023

Prefere ver o conteúdo em vídeo? Role para o final da página. 🙂

Eu sou Leticia Bechara, consultora educacional e orientadora de carreira. E hoje vou te contar como você pode ajudar seus preciosos alunos que ainda estão perdidos com a escolha profissional!

Vamos lá??

Escolhas

É um tema que trabalho muito especialmente quando os alunos estão no Ensino Médio e se veem diante de sua mais importante escolha: o curso de graduação e a faculdade. Pela primeira vez, eles escolheram qual área de conhecimento querem estudar, o que querem trabalhar e qual carreira querem seguir. 

A expectativa é de todos os lados, começando com eles mesmos, depois a família, os amigos, a escola, a comunidade, tudo e todos. 

Nessa altura do campeonato, no período de inscrições para o vestibular, eu ainda encontro alguns alunos sem direcionamento, em dúvida, receosos de fazer a escolha do curso e da faculdade.

O término do Ensino Médio, na minha opinião, é uma ruptura entre a saída da adolescência e o início da vida adulta. E vida de adulto não é fácil nada fácil, tem muito mais riscos. Sair da escola, que muitos passaram a vida estudando, representa um grande passo para eles: muito mais autonomia e independência.

A escolha do curso e da faculdade também está ligada aos critérios importantes que cada um deles estabelece. Falei deste assunto em outro momento (se você ainda não viu, dá uma olhadinha nos outros conteúdos do blog).

Os pais investem numa boa formação e depois esperam que os resultados venham na escolha do curso e da universidade pública, em muitos casos é assim.

Me lembro que quando a minha filha estava terminando o Ensino Médio, ela foi direta e reta: 

Mãe, não fique esperando que vou fazer o vestibular da FUVEST, não vou não. Eu não quero mais estudar química, física e biologia, para mim já deu! Eu vou fazer o vestibular em uma faculdade em que não tenha essas coisas no vestibular, já que o curso que escolhi é Administração.

Nas universidades públicas, por conta da concorrência, o aluno precisa saber de tudo – mesmo em um curso de Humanas, como Administração, precisa ter o conhecimento das outras áreas como Exatas e Biológicas para passar na prova.

Já na universidade privada não tem essa cobrança: se a área é de humanas, disciplinas como Biologia e Química, estão fora do vestibular.

Expectativas x Escolhas

Temos as expectativas e temos as escolhas: eu, como mãe de uma jovem de 17 anos,  tive que aceitar e lidar com as minhas expectativas em relação à escolha do curso e da faculdade da minha filha.

E você orientador? Como lida com as escolhas dos alunos e das famílias?

Preparo que eles têm, receberam ao longo da formação do Ensino Médio, tiveram conteúdo, simulados, orientações e muito mais. Entretanto alguns ainda têm dúvidas.

E o que você pode fazer para ajudar os alunos que ainda estão inseguros sobre a escolha do curso?

Faça perguntas

  1. Qual é a sua expectativa em relação ao processo seletivo? Você vê o vestibular como um obstáculo?
  2. Você acredita que só existe uma única carreira que combina com você? E se não escolher a carreira certa neste momento, não vai dar certo a faculdade?
  3. Você acredita que essa escolha profissional é pro resto da sua vida? 

As perguntas ajudam o aluno a identificar exatamente o que está faltando para fazer a escolha, isso é, a melhor escolha, dentro da situação atual do preparo para o vestibular e do interesse  que se tem nessa carreira.  Poder enxergar essa realidade e as possibilidades, isso  é um ótimo começo.

Encontro alunos assim: “Eu não estou preparado para passar no vestibular da universidade pública.  Então o Cursinho é um caminho. Um ano de preparo e amadurecimento pode ajudar“.

Ou então:

“Eu não faço questão de estudar na universidade pública, eu posso conseguir uma bolsa de estudos na universidade particular.”

E até:

“A minha família pode arcar com os custos da faculdade, mas eu não sei onde, não tenho certeza se esse curso é bom ou se essa faculdade é boa”.

Nesses casos,  é preciso abrir espaço para conversas e troca de ideias.

Nós podemos te ajudar

Aqui na Inova desenvolvemos uma atividade de Orientação Profissional específica para ajudar os alunos a terem mais confiança na escolha. 

Começamos com um teste de autoconhecimento baseado nas Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, e os resultados apontam quais áreas de conhecimento e profissões estão ligadas com as inteligências: Linguística, Lógico Matemática, Espacial, Musical, Cinestésica, Naturalista, Interpessoal e Subjetiva.

Conhecer as habilidades e preferências ajuda  o aluno a refletir sobre as áreas que mais combinam com ele. Depois apresentamos as áreas de conhecimentos e as características para quem quer trabalhar na área, por exemplo: na Inteligência Linguística, temos as áreas de negócios, comunicação e ciências sociais e humanas entre outras.

O aluno precisa refletir:  O que mais desperta o meu interesse? 

Se  o aluno escolher algum curso nessa área, tem muita  mais chance de dar certo! Apenas dois encontros e já ampliamos as possibilidades e a segurança da escolha profissional.

Quer saber mais sobre isso?

Entre em contato conosco  e conheça nosso programa de orientação profissional.

A gente se vê! Até mais!

Leticia Bechara

Leticia Bechara

Consultora Educacional

Pedagoga, Administradora e Mestre em Educação, Pós-graduada em Gestão Estratégica de pessoas.

Procurando por algo?

Últimas postagens

Nossas Redes Sociais