Prefere ver o conteúdo em vídeo? Role para o final da página. 🙂
Hoje, vamos explorar um novo caminho para contribuir com o seu aprendizado pessoal e profissional. Eu sempre gostei de leituras e quando a sala de aula era mais desafiadora, mas eu queria ler para melhorar a minha prática como profissional e também como professora. E mesmo antes de dizer que a leitura é importante para os alunos, nós professores precisamos ler não é mesmo??
Então, começa hoje um novo quadro, o ‘’Entre Páginas’’.
Um espaço dedicado a valorizar os livros, as ideias, o conhecimento e a aprendizagem, lógico.
Nesse quadro vamos explorar diferentes títulos, comentaremos sobre eles e, é claro, indicaremos aquelas leituras que podem fazer diferença real na vida pessoal e profissional.
E para esse primeiro episódio, vamos explorar um tema que ainda desperta algumas discussões interessantes: o leitor digital, como o Kindle e o livro físico – no papel.
Por que você deveria ver esse conteúdo?
Aqui vamos nos concentrar em apresentar livros que podem efetivamente mudar a forma como encaramos os alunos e a sala de aula, aquele tipo de conteúdo direcionado para quem está na escola, além disso, eu vou indicar livros que já li e que me deram muitos insights, muitas ideias para testar, colocar em prática e ver o efeito nos alunos, como por exemplo o livro “Mindset” da autora Carol Dweck. E esse tipo livro não é só sobre a sala de aula, mas sobre a vida pessoal de cada um! Já fica o spoiler né?
Livros são como barcos: nos ajudam a viajar, explorar o mundo e nos inspiram!
Diferenças entre o Kindle e o Livro impresso
Vamos entender como essa escolha pode impactar a sua experiência de leitura.
Os livros de papel continuam sendo uma presença significativa em nosso cotidiano, mas agora eles precisam competir de igual com os leitores digitais.
Tanto na nossa vida pessoal como na escola, temos que lidar com os conteúdos em formato digital, as plataformas digitais, e outros materiais que são disponibilizados de forma digital.
O mais conhecido leitor digital é o Kindle, se parece com um pequeno tablet.
Ele foi desenvolvido para proporcionar uma experiência muito parecida com a do livro, a luz branca, a luminosidade ajustada para leitura, que é diferente da luz do celular, o formato de um livro, a possiblidade de marcar páginas, compartilhar partes do texto, enfim.
O Kindle é o mais conhecido leitor digital e tem ganhado espaço entre os leitores, alguns inclusive pela questão ambiental, já que não “derruba as árvores” e acaba sendo mais sustentável.
Mas nem todos se adaptam a experiência da leitura digital, eu mesma fui bem resistente a começar a usar, me rendi, com algumas ressalvas que vou comentar logo mais.
E o livro impresso?
Começa pela Experiência Sensorial: A capa do livro, o título, a textura do papel, o peso do livro nas mãos e o cheiro das páginas, isso não se recria no Kindle.
O livro é uma experiência sensorial única, com certeza muito diferente de ler no Kindle. Os livros impressos frequentemente carregam memórias afetivas: podemos fazer uma dedicatória, presentear e também ter a experiência de emprestar o livro e não receber de volta.
Os meus livros são preciosos, as vezes sou até grossa e digo: ah esse não empresto mesmo. Desculpa. Se quiser compra um para você!
O fato de poder folhear o livro permite uma sensação de progresso e também de curiosidade para ver, quanto falta do capítulo? Já passei da metade, estou quase terminando e acabei!! Eu gosto inclusive de colocar a data, sabe? Para saber quanto tempo eu levei na leitura do livro: de cabo a rabo!
Outros eu começo a ler e desisto. São chatos, mas dou uma folheada geral e daí considero que foi suficiente!
Eu gosto muito dos livros de papel, especialmente quando estou aprendendo coisas: risco tudo, dobro a pontinha da página para sinalizar que é importante, e volto lá para conferir aquela ideia! Adoro!
E Sobre o Kindle?
Demorei bastante para me convencer que seria bom, conversei com uma amiga, a Fernanda, a gente sempre lia e trocava alguns livros … ela começou primeiro no Kindle, eu perguntava, olhava, mas dizia… fico com o do papel! Ela tentou me convencer, mas demorou. Depois de um tempo eu resolvi pedir um Kindle de presente de aniversário acho que uns 4 anos atrás.
Gostei tanto que também dei de presente para os meus filhos! Vou dizer algumas coisas que mais me atraem nele:
Posso ter vários livros lá: eu gosto de ler dois ou mais livros ao mesmo tempo, sabe? Me atrai. Daí consulto os títulos que estou lendo, decido qual ler e se quiser, já troco também pelo outro. tudo muito rápido.
Quando vou sair, não preciso pensar em qual livro vou levar para ler agora? Coloco o Kindle na bolsa e estou pronta para viajar, enfrentar filas, consultórios, tudo. Tenho o meu Kindle sempre na mão!
Gosto do ajuste do tamanho da fonte e da luminosidade. É bem interessante poder alterar o tamanho da letra, para o que é mais confortável, sem precisar dos óculos! Além disso, porque ele tem a luz própria, eu posso ler no quarto quando o outro está dormindo, sem precisar acender a luz!
Mas, o mais top para mim é o acesso Instantâneo: quando eu vejo um livro assim que me atrai, já posso comprar e começar a ler, nossa isso é incrível!
Essa semana mesmo, um amigo meu postou um livro sobre o cérebro: Dopamina – a molécula que nos move. Na hora fui ver a sinopse, comprei, baixei e comecei a ler. Comentei com ele que o livro era incrível! E ele disse : como é? Eu ainda estou esperando o meu chegar!! Eu disse: kindle baby… top de verdade. Desejar um tema e com um clique acessar o conteúdo!
Te convenci? Não era essa a intenção! Mas sim, o Kindle é diferente. Vale a pena.
Só que quando quero ler um conteúdo de aprendizagem eu dou preferência ao papel, porque posso marcar as páginas, folhear todo o livro e rever tudo que foi importante. No kindle também dá para fazer isso, mas não é a mesma coisa. Tenho que ficar procurando as referências e às vezes demora, ou não acho o que eu estava procurando. Nesse aspecto, o livro no papel é muito melhor mesmo.
Agora, os romances e suspenses, meus gêneros de leitura favoritos para as férias, esses seguem no Kindle, perfeito para ler na praia, na piscina, ou onde eu estiver!
Enfim, para quem gosta de ler, o importante é se manter ativo, seja no Kindle seja no papel, continue lendo.
E você? Gostou desse conteúdo? Espero que sim!
Deixe seu comentário: Papel ou Digital? O que você prefere?
E vamos juntos nessa jornada! Vamos compartilhar ideias e experiências por aqui!
Eu sou Letícia Bechara, consultora educacional, e estou aqui para auxiliar você em sua jornada literária.
A gente se vê! Até mais!