Valores Pessoais para seus alunos

abr 24, 2023

Prefere ver o conteúdo em vídeo? Role para o final da página. 🙂

Olá pessoal! Hoje vamos falar sobre um tema muito importante e relevante para a formação dos nossos alunos: os valores pessoais e sua relação com o projeto de vida.

Neste vídeo, vamos explorar juntos a importância de ajudar os alunos a identificarem seus valores pessoais como parte fundamental do processo de construção de um projeto de vida. Vamos falar dos valores pessoais, vamos entender melhor o que significa e qual é o impacto disso nas nossas escolhas.
Vamos lá?


O que são Valores Pessoais

Valores pessoais são as crenças e princípios que guiam nossas vidas, moldando nossas escolhas, atitudes e comportamentos, são fundamentais para a construção da identidade e do sentido de propósito de cada indivíduo. Eles são como bússolas que norteiam nossas escolhas, nos ajudam a definir o que é realmente importante para nós e a como podemos tomar decisões conscientes e alinhadas com nossos objetivos.
Quando os alunos têm clareza sobre o que são seus valores pessoais e como esses valores influenciam as escolhas, isso traz um direcionamento para estabelecer as metas e os objetivos dentro do Projeto de Vida. Quando surgem dúvidas ou encruzilhadas, é possível com base nesses valores, redirecionar e adequar os planos.
Por outro lado, quando os alunos não têm essa percepção sobre seus valores pessoais, eles podem se sentir perdidos, desmotivados e sem direção. Isso pode gerar ansiedade, estresse e frustração, comprometendo sua saúde emocional e sua capacidade de alcançar seus objetivos.
Por isso que nós , professores, temos um papel fundamental em ajudar nossos alunos a identificar seus valores pessoais, para que possam desenvolver uma autoimagem positiva e fazer escolhas conscientes e alinhadas com seus valores.
Agora eu vou compartilhar algumas dicas que podem ajudar vocês, professores, a auxiliar seus alunos na identificação de seus valores pessoais:

Dicas para identificar os valores pessoais:

Identificar os valores pessoais é um exercício de autoconhecimento e que precisa de tempo, estímulo e muita reflexão para se tornar claro!

Crie um ambiente de confiança

Os alunos precisam se sentir confortáveis para compartilhar suas reflexões e opiniões sobre valores pessoais. Criar um ambiente seguro e acolhedor para que eles se sintam à vontade para falar sobre suas emoções e pensamentos requer algumas estratégias que vou apontar aqui:

Escuta atenta

Ouça atentamente o que seus alunos têm a dizer, assim, de verdade. Sei que muitas vezes na sala de aula não temos tempo para ouvir, mas é preciso criar esses momentos de escuta, e isso é possível quando estamos trabalhando em grupos menores e podemos conversar, ter empatia pelos alunos, ouvir as contribuições e valorizar as ideias e opiniões.

Diferença

Vivemos em um mundo polarizado: cada pessoa opina como se a única verdade fosse a dela, mas sabemos que não é assim. Somos diferentes e não tem nada errado com isso. Ter ideias, crenças, valores e opiniões diferentes é essencial para criar um ambiente inclusivo e colaborativo. Por isso, valorize as diferenças!

Promova o diálogo e o debate de ideias

Podemos fazer isso na sala de aula com atividades específicas como por exemplo: Role-play ou simulação. Podemos simular um júri ou criar personagens que defendam diferentes pontos de vista. De forma direcionada criamos um ambiente específico para apresentar as ideias, falar e ouvir uns aos outros.

Feedback construtivo

Quem nunca teve a curiosidade de saber exatamente como os outros estão pensando a respeito de uma determinada situação? Precisamos ensinar como fazer um feedback construtivo, fazendo com eles esse exercício de forma coletiva e principalmente de forma individual. Aliás, ninguém dá feedbacks coletivos, é preciso fazer isso de forma privada, específica e objetiva, isso sim ajuda a refletir sobre como e onde podemos melhorar nossas habilidades.

Normas claras

O que pode? O que não pode? Quais são os combinados? Ter regras claras cria um ambiente de segurança e confiança para os alunos e isso também é um valor importante.

A nossa sala de aula precisa ser esse ambiente, que crie espaços, que respeite as diferenças e que explore as habilidades dos alunos, que dê voz e espaço para todos!

Dicas para ajudar os alunos

Já vimos a importância do ambiente: a sala de aula é onde tudo acontece ou não, vimos como podemos criar um ambiente de confiança com escuta ativa, promoção do diálogo e das diferenças, com um feedback construtivo e individual e com normas claras para todos.
Então para refletir sobre os nossos valores pessoais precisamos de um ambiente seguro. Agora vamos conferir outras dicas para ajudar os alunos na percepção dos seus valores pessoais:

Estimular a reflexão

Como fazer isso com os adolescentes? Parece que eles não querem parar nem um minuto pra refletir, são só consumidores de conteúdos e não tem paciência pra parar e considerar o que é realmente importante.
Você pode começar fazendo perguntas sobre coisas que eles mais gostam de fazer, tipo aquele momento que em que se sentem mais seguros, felizes e satisfeitos. Pergunte assim: Pense num lugar em que você se sinta seguro. Onde é? Você está sozinho ou tem alguém junto? Quem é essa pessoa? O que você está fazendo nesse lugar? O quanto isso te traz satisfação? SE der peça que eles compartilhem em duplas ou em grupos. Dá pra direcionar os alunos na reflexão falando sobre: amizade, autonomia, solidariedade, justiça, e por aí vai! Aí que estão os valores!
Se por um lado pensamos em situações que nos deixam seguros e felizes, o contrário também é importante: questione: quando você se sente inseguro, amedrontado, por quê? Onde você está? Como é esse lugar?
Outra forma para ajudar os alunos nessa reflexão é simular situações em que eles tenham que se posicionar, como por exemplo: um grupo vai defender o aborto e outro grupo vai ser contra o aborto: quais argumentos? Quais situações? As respostas revelam valores pessoais, desigualdades, oportunidades e posicionamento. 

Estudos de Casos

Traga histórias reais que acontecem todos os dias nos noticiários e essas histórias são a fonte para o debate: quem são os personagens? Como estão envolvidos nessa situação? Por quê?

Dinâmica dos valores

Funciona assim: cada aluno escolhe cinco valores pessoais e escreve em post-its. Em seguida, compartilha seus valores com o grupo e explicando o motivo de ter escolhido cada um. Depois, todos os alunos devem juntar seus post-its em uma parede ou quadro, agrupando valores semelhantes. Essa dinâmica ajuda a identificar os valores mais comuns no grupo.

Jogo dos valores

Você pode criar um tabuleiro com situações. Cada situação terá uma pergunta norteadora sobre a escolha e decisão do personagem. Por exemplo:

  • O que está em por trás da escolha de jogador de futebol quando muda de time?
  • O que está por trás de uma atriz ou influencer digital quando ela escolha uma campanha ou um trabalho?
  • Qual valor podemos identificar?
  • É tudo por dinheiro ou tem amor a profissão também?
  • O que você faria nessa situação?
    À medida que os alunos avançam no jogo, vão descobrindo mais sobre seus próprios valores e os valores dos outros.

Exercício de escrita

Peça para os alunos escreverem sobre um momento em que tiveram que tomar uma decisão difícil. Ao escrever, a mente revive a situação e os pensamentos e sentimentos vão se organizando. Quando escrevemos sobre uma decisão difícil, conseguimos perceber o que aconteceu para que tomássemos um ou outro caminho e daí podemos ver como os valores pessoais influenciaram nessa decisão.

Se os alunos ainda não têm essa experiência de uma situação difícil, eles podem simular alguma situação, como por exemplo: a escolha profissional, o vestibular e a faculdade. Ao passar pelo processo seletivo de Universidade Pública: você mudaria de cidade? Ou ficaria perto da família ou da namorada/namorado? Você mudar se tivesse uma oportunidade de trabalho?

Mural de valores

Cada aluno pode selecionar imagens que representem os valores que ele acredita tipo: imagens da família juntos, momentos de autonomia e liberdade, situações que representem o sucesso. Essa atividade ajuda a expressar visualmente os valores de cada um e pode ser uma forma mais lúdica e criativa de refletir sobre o tema. Esse mural pode ser compartilhado no grupo e apresentado para os demais alunos.

Essas são apenas algumas sugestões, mas é possível adaptá-las de acordo com a idade dos alunos e o objetivo da atividade. O importante é que eles sejam incentivados a refletir sobre seus valores e a vivenciá-los na prática.

O que isso tudo tem a ver com o projeto de vida?

Como já falamos, cada escolha que fazemos representa também uma renúncia, aquilo de deixamos pra trás. Se deixamos para trás é porque tem algo mais importante. Daí que vem os valores.
Por exemplo quando um aluno escolhe fazer a faculdade pública longe de casa, pode indicar que ele está buscando o valor pessoal da autonomia e do reconhecimento. Se escolhe ficar em casa, pode estar buscando mais segurança. Por isso, ter capacidade de relacionar as escolhas e os valores pessoais é um processo que precisamos ajudar os alunos a desenvolverem ao longo do Projeto de Vida, acompanhando suas escolhas e suas decisões dando feedback, criando oportunidades para interagirem uns com os outros e assim amadurecerem suas escolhas. Nesse processo também é útil fornecer alguns exemplos de como você, professor e outras pessoas, pais, familiares e gestores da escola, fazem escolhas baseados em seus valores pessoais.

Eu me lembro de uma ocasião à época que eu estava como professora na sala de aula e fazendo o mestrado em Educação: eu tinha aulas do mestrado no período oposto ao que eu trabalhava o que me permitia administrar melhor meu tempo em família e no trabalho. Tive uma proposta para coordenar uma unidade escolar: fiquei muito tentada mesmo, já que como professora isso demonstrava o reconhecimento da direção escolar em relação ao meu trabalho. Enquanto eu pensava na proposta, percebi que caso aceitasse, teria que dedicar muito mais tempo para o trabalho e dar conta das aulas do mestrado, o que significa ainda menos tempo com meus filhos. Naquele momento eles tinham 8 e 12 anos. Foi difícil, mas eu acabei declinando o convite: um valor pessoal sempre foi a família e estudar tinha um prazo, logo mais terminaria. Continuei como professora por mais um tempo e depois acabei em outra oportunidade de trabalho com horários mais flexíveis que possibilitavam acompanhar o desenvolvimento dos meus filhos.


Escolhas. Nós sempre fazemos as nossas que estão atreladas aos nossos valores pessoais ainda que não estejamos tão cientes desses valores pessoais.


Nosso papel como professor é ajudar os alunos a começarem a construir essa conexão entre seus valores pessoais e suas escolhas de vida, para que possam se sentir mais confiantes e preparados para enfrentar os desafios futuros.

E aí, gostou das dicas sobre como ajudar seus alunos a identificar seus valores pessoais? Lembre-se de que esse processo pode ser muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, ajudando-os a definir seus objetivos e escolhas de carreira.


Como vimos, algumas formas de ajudar os alunos a identificar seus valores pessoais são:

  • Criar um ambiente de confiança na sala de aula,
  • Estimular a reflexão sobre suas vidas e experiências,
  • Trabalhar com exemplos concretos e
  • Utilizar atividades práticas relacionadas com o dia a dia e a realidade dos alunos.


Além disso, é fundamental ajudar os alunos a relacionar seus valores pessoais com o projeto de vida, orientando-os sobre como esses valores podem ajudá-los a definir seus objetivos e escolhas de carreira.

Você professor é peça fundamental na construção do Projeto de vida dos seus alunos, como exemplo, como mediador, facilitador e orientador. Faça sua parte, compartilhe seus valores, ensine, eduque e envolva-se.


Juntos, podemos construir um futuro melhor através da educação.

Eu sou Leticia Bechara consultora educacional e quero ajudar você a pensar nas práticas para o dia a dia da sala de aula.

A gente se vê! Até mais!

Leticia Bechara

Leticia Bechara

Consultora Educacional

Pedagoga, Administradora e Mestre em Educação, Pós-graduada em Gestão Estratégica de pessoas.

Procurando por algo?

Últimas postagens

Nossas Redes Sociais