Objetivos Claros para seus Alunos

maio 1, 2023

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O que é um Projeto de Vida senão a gente pensar sobre os planos para o futuro? E pra pensar nos planos e projetos, precisamos ter objetivos claros.

Professor, quando você organiza sua aula, sempre tem claro quais são seus objetivos né?

Então no assunto de hoje,  vamos ajudar os alunos nesse jornada: identificar os objetivos, planejar as ações para alcançar usando as ferramentas que vão guiar os alunos nesse processo de planejar o seu futuro no Projeto de vida.

Por que precisamos de ter objetivos definidos?

Os objetivos são essenciais para orientar nossas ações e nos manter motivados em busca do que queremos alcançar. Sem objetivos, ficamos meio sem direção e acabamos perdendo o rumo e nos desmotivando.

No caso do Projeto de Vida, os objetivos estão relacionados com a visão de futuro que temos e quais são as ações necessárias que precisamos para alcançar essa visão.

Quando os alunos têm objetivos alinhados com seus valores pessoais, falamos sobre os valores no vídeo da semana passada, junto com as aspirações sobre o futuro, fica mais claro manter a motivação e ser perseverantes nas nossas ações, mesmo diante das dificuldades. Sabemos que as dificuldades são passageiras e quando temos os objetivos bem definidos, o projeto de vida vai indicar as alternativas e as formas de superar os desafios.

Como ajudar os alunos a definirem seus objetivos? 

Vamos ver algumas técnicas para isso, mas lembre-se: cada ser humano é único e diferente. Talvez algumas técnicas funcionem bem para alguns alunos, mas não funcionem para outros. Cada aluno é único e possui suas particularidades. A ideia é ter opções e testar o que funciona melhor para cada um.

Vamos as técnicas:

1ª TÉCNICA – 3 COLUNAS:

Uma técnica muito eficiente é a de criar um quadro com três colunas: uma para objetivos de curto prazo (até um ano), outra para objetivos de médio prazo (até três anos) e uma última para objetivos de longo prazo (mais de três anos).

Vamos fazer um exemplo prático juntos? Imagine que um aluno queira ser médico. Na coluna de objetivos de longo prazo, ele pode escrever “formar-se em medicina e trabalhar em um hospital renomado”. Na coluna de objetivos de médio prazo, pode escrever “conseguir um estágio em um hospital” ou “participar de uma olimpíada de biologia”. Já na coluna de objetivos de curto prazo, pode escrever “estudar duas horas por dia para a prova de biologia” ou “conseguir uma boa nota na próxima avaliação”.

Essa técnica das três colunas é uma excelente forma de ajudar os alunos a organizar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Ao separar os objetivos por prazo, fica mais fácil entender o que precisa ser feito em cada momento para alcançar o objetivo final.

Essa organização ajuda a manter o foco e a motivação para alcançar cada objetivo, dando um sentido maior para seus estudos e esforços.

2ª TÉCNICA – ESCADA DOS OBJETIVOS:

Para essa técnica, o aluno deve definir um objetivo de longo prazo, como por exemplo ingressar em uma faculdade ou conseguir um emprego em uma determinada área. A partir desse objetivo, o aluno deve pensar em quais seriam os objetivos de médio prazo que o levariam a alcançar o objetivo final, e em seguida, os objetivos de curto prazo que o ajudariam a chegar aos objetivos de médio prazo. Ao final, o aluno terá uma “escada” de objetivos a serem cumpridos em ordem para alcançar seu objetivo de longo prazo.

Vamos para um exemplo prático desta técnica: Se o objetivo final é ser médico, e ele ainda não está cursando medicina, o aluno pode começar definindo objetivos menores e ir subindo degrau por degrau, como:

  • Estudar diariamente para as provas do vestibular de Medicina;
  • Participar de aulas extras de biologia e química;
  • Fazer simulados do vestibular de Medicina;
  • Realizar um curso pré-vestibular;
  • Estudar para as provas de seleção de estágio em hospitais e clínicas;
  • Ler artigos e livros sobre medicina;
  • Participar de grupos de estudo sobre medicina.
  • Ingressar em uma faculdade de Medicina;
  • Fazer estágio em hospitais e clínicas;
  • Participar de congressos e palestras sobre medicina;
  • Participar de projetos de pesquisa na área médica. 

Cada degrau da escada representa um objetivo específico que leva o aluno em direção ao objetivo final. Essa técnica ajuda o aluno a entender que alcançar objetivos de longo prazo requer planejamento e esforço contínuo em direção aos objetivos menores.

3ª TÉCNICA – RODA DA VIDA:

Essa técnica ajuda o aluno a avaliar diferentes áreas de sua vida e identificar quais precisam de mais atenção e desenvolvimento. Para isso, o aluno deve desenhar uma roda e dividir em oito partes iguais, representando áreas da vida como família, estudos, lazer, saúde, trabalho, emocional, espiritual, desenvolvimento pessoal ou outras que sejam relevantes para ele. Em seguida, o aluno deve avaliar sua satisfação em cada área, colocando uma nota de 0 a 10, a ideia é ter todas as áreas da vida equilibrada, por exemplo ele pode colocar nota 9 nos estudos, mas se o restante estiver muito baixo essa “roda” não vai girar. A partir dessa avaliação, o aluno pode identificar quais áreas precisam de mais atenção e definir objetivos específicos para melhorar sua satisfação nessas áreas e vai conseguir entender o que precisa melhorar para dar um equilíbrio na vida. De nada adianta uma área estar indo muito bem sendo que várias outras estão esquecidas.

Seguindo essa ideia, o aluno pode aplicar a técnica da Roda da Vida em suas disciplinas escolares, avaliando seu desempenho em cada matéria e identificando quais precisam de mais atenção e desenvolvimento. A partir dessa avaliação, o aluno pode definir objetivos específicos para melhorar seu desempenho nessas disciplinas, como por exemplo, estudar mais horas por dia, procurar ajuda de um professor particular ou de um colega que tenha mais facilidade na matéria, fazer exercícios extras, participar de um grupo de estudos, entre outras estratégias. O importante é que o aluno consiga identificar quais são as disciplinas que precisam de mais atenção e focar seus esforços nelas para melhorar seu desempenho geral.

A técnica da Roda da Vida pode ser adaptada para diversas áreas da vida do aluno, como suas atividades extracurriculares, relacionamentos pessoais, hobbies, objetivos de carreira, entre outras. Dessa forma, o aluno pode avaliar a satisfação em cada uma dessas áreas e identificar as que precisam de mais atenção e desenvolvimento. É uma técnica simples e eficiente para ajudar o aluno a encontrar um equilíbrio entre as diferentes áreas da vida e definir objetivos específicos para alcançar esse equilíbrio.

Veja aqui o nosso post do instagram sobre a Roda da Vida

4ª TÉCNICA – LISTA DE TAREFAS:

Essa técnica é simples e prática, e consiste em ajudar o aluno a definir tarefas específicas que precisam ser cumpridas para alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Marca objetivo que deseja e depois lista todas as tarefas necessárias para chegar a esse objetivo.

Por exemplo, se o objetivo é ingressar em uma universidade, as tarefas podem incluir estudar para as provas, escrever uma boa redação, pesquisar sobre os cursos disponíveis, fazer inscrição no vestibular etc. A lista de tarefas ajuda o aluno a ter uma visão mais clara do que precisa ser feito para alcançar seus objetivos, além de facilitar a organização e a priorização das atividades.

É importante lembrar que as tarefas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo definido. E essa será a 5ª e última Técnica.

5ª TÉCNICA – SMART:

A técnica SMART ajuda a criar objetivos mais claros e tangíveis, o que facilita o planejamento e a execução das ações necessárias para alcançá-los. Essa técnica pode ser utilizada juntamente com qualquer outra que falei aqui neste vídeo.

Cada letra da palavra SMART representa um critério que deve ser seguido na definição dos objetivos:

S (specific/específico): os objetivos devem ser específicos e bem definidos, evitando generalizações e ambiguidades. Isso ajuda a garantir que o aluno saiba exatamente o que precisa fazer para alcançar seu objetivo.

M (measurable/mensurável): os objetivos devem ser mensuráveis, ou seja, é necessário ter uma forma de medir o progresso em direção ao objetivo. Isso ajuda a acompanhar o desempenho e identificar possíveis ajustes que precisam ser feitos.

A (attainable/atingível): os objetivos devem ser atingíveis e realistas, considerando as habilidades e recursos do aluno. É importante que o objetivo seja desafiador, mas ao mesmo tempo viável, para que o aluno se sinta motivado a alcançá-lo.

R (relevant/relevante): os objetivos devem ser relevantes e coerentes com o projeto de vida do aluno. É importante que o objetivo faça sentido para o aluno e esteja alinhado com seus valores e interesses.

T (time-bound/com prazo definido): os objetivos devem ter prazo definido, ou seja, é necessário estabelecer um período de tempo para alcançá-los. Isso ajuda a criar um senso de urgência e prioridade em relação ao objetivo.

Vamos supor que um aluno queira melhorar suas notas em matemática. Usando a técnica SMART, ele pode definir o seguinte objetivo: “Alcançar a média de 8 na disciplina de matemática até o final do semestre”. Esse objetivo é:

  • S específico – melhorar a nota em matemática;
  • M mensurável – média de 8;
  • A atingível – não é uma meta inalcançável;
  • R relevante – importante para sua vida acadêmica;
  • T com prazo definido – até o final do semestre.

Para alcançar esse objetivo, ele pode definir atividades específicas, como assistir aulas extras de matemática, fazer exercícios diariamente, participar de grupos de estudos com colegas, entre outras ações que estejam de acordo com os critérios da técnica SMART.

COMO ACOMPANHAR:

Além de ajudar a definir os objetivos, é importante que os alunos saibam acompanhá-los ao longo do tempo. Uma dica é pedir que eles revisem seus objetivos de tempos em tempos e reflitam se ainda estão de acordo com o que desejam para o futuro.

Lembrando que essas são apenas algumas técnicas que podem ajudar os alunos a definirem seus objetivos. Experimente e identifique qual delas funciona melhor para cada aluno.

Conclusão

No vídeo de hoje falamos sobre a importância dos objetivos no Projeto de Vida e no dia a dia da sala de aula. Apresentamos técnicas para construir e acompanhar os objetivos de curto, médio e longo prazo. 

E o como funciona para você,  professor? Você costuma trabalhar com objetivos também no seu dia a dia da sala de aula e na sua vida pessoal?

Eu tive uma experiência com metas e objetivos durante o processo de escrita da minha dissertação de Mestrado. Eu tinha prazos e muitas leituras pra fazer. O jeito foi organizar metas e objetivos pra conseguir entregar.

Passei a organizar tarefas de forma semanal: quantas páginas  de leitura e quantas páginas de escrita de capítulos eu precisava fazer pra dar conta.

Utilizei uma , assim eu conseguia acompanhar minha evolução ou minha estagnação quando as coisas não estavam no ritmo. Deu certo. Funcionou assim pra mim, poder visualizar minha situação a cada início e final da semana. Com esse cronograma de atividades e objetivos, fiz a qualificação e depois a defesa dentro do prazo. Uma vitória que eu fiz questão de comemorar. Porque se trata disso, quando selecionamos metas e alcançamos os resultados, a vitória é motivo de alegria e comemoração: etapa concluída com sucesso.

Como tem sido para você pensar nas suas atividades? Objetivos de curto , médio e longo prazo? Começar um novo curso, ler um livro, enfim. Podemos fazer e ajudar os alunos a compreender a importância das metas e dos objetivos, da clareza que vem com o processo.

E aí o que você achou dessas estratégias? 

Fez sentido para você?

Nós como professores devemos incentivar o protagonismo dos alunos, incentivando a autonomia, independência e a responsabilidade.

Cada escolha e cada decisão leva para mais perto do seu sonho.

Se esse conteúdo ajudou você, compartilhe, para que possa ajudar outros professores no seu dia a dia da sala de aula.

Juntos, podemos construir um futuro melhor através da educação.

 Eu sou Leticia Bechara consultora educacional e quero ajudar você a pensar nas práticas para o dia a dia da sala de aula.

 A gente se vê! Até mais!

Leticia Bechara

Leticia Bechara

Consultora Educacional

Pedagoga, Administradora e Mestre em Educação, Pós-graduada em Gestão Estratégica de pessoas.

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