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Olá pessoal, hoje vamos falar de um momento de mudança muito significativo que acontece com as crianças quando deixam o Fundamental I no 5º ano para o 6º ano do Fundamental II – como prepara-las para os desafios sociais e emocionais que enfrentarão nessa nova fase escolar já que são pré-adolescentes e as mudanças físicas e emocionais já começam a acontecer.
Vamos lá?
Vamos entender o maior desafio das crianças nessa fase e pensar em estratégias para ajudá-las nesse processo de mudança.
Mudança de Estrutura do Ensino
Do ponto de vista escolar, o maior desafio para as crianças é a mudança de estrutura do ensino. Em algumas escolas, essa mudança é inclusive física – saem de um prédio onde estudaram e vão para outro, maior com mais alunos.
Outra mudança também é tensa: deixam de ser os maiores das turmas da hora do recreio para serem os menores na fila da cantina.
Mas a mudança mais significativa com certeza, é o número de professores: deixam de ter uma professora regente para enfrentarem dez, doze professores por disciplina, mais aulas, mais professores, mais tarefas, mais cobranças.
Enquanto isso, os pais também se preocupam e desejam acompanhar tudo de perto: ajudar nas lições, no estudo para as provas, na rotina.
Como lidar do ponto de vista acadêmico?
Para a escola: o melhor é trabalhar no preparo com atividades que ofereçam aos alunos uma noção do que está por vir.
Vi alguns trabalhos assim nos colégios: aulas experimentais de professores de Ciências e Matemática, com oficina de português e história que acontecem no 2º semestre do ano letivo, por volta de outubro e novembro. Os professores do Fundamental II são apresentados para os alunos e preparam as aulas, como de fato acontecem, 50 minutos, começo meio e fim.
E conhecer os professores que eles terão na próxima etapa já é um bom começo para ganhar confiança e tranquilidade.
Para as famílias: trabalhar com a autonomia e a supervisão. Não dá pra largar a criança de repente, sem supervisão. Cresceu, está no Fundamental II, pronto. Não é bem assim.
Tem o desafio do horário de aulas, dos livros e dos materiais escolares, das tarefas diárias e das tarefas futuras. Um quadro ou um painel com o horário de aulas, ajuda na organização do material. Além da agenda que é fundamental para acompanhar as atividades de cada disciplina.
Para os alunos: o maior desafio é aprender a estudar sozinho e conhecer a maneira que cada professor lida com os conteúdos. Alguns vão cobrar a correção do exercício no caderno, outros vão cobrar a agenda, cada um vai ter um estilo na hora da prova, e isso já é muito diferente do que eles tinham antes, com uma professora só.
Nesse primeiro momento é bem provável que a média das notas diminua um pouco por conta dessas mudanças. Isso é um aprendizado que aos poucos o aluno irá se ajustar e compreender melhor.
Para isso, pais e professores precisam manter a comunicação de forma clara e assertiva, resolvendo os conflitos e buscando soluções em conjunto, que possam beneficiar todos os envolvidos: alunos – professores e família.
Outros Desafios
Nessa fase também, da pré-adolescência, muitos começam a questionar a autoridade dos pais, comparando as atitudes dos pais dos colegas, questionam as regras da família e já tem o desejo de uma completa autonomia. Se antes eles curtiam compartilhar tudo com os pais, passam a valorizar muito mais os amigos e ficam mais tempo sozinhos, alguns se isolam mais e outros buscam outros modelos para se espelhar.
A dica é manter sempre a comunicação aberta, com escuta ativa e empatia, o que facilita a resolução dos conflitos.
O diálogo construtivo ajuda a expressar as opiniões e os sentimentos de forma respeitosa, e isso deve ser incentivado com o uso de frases na primeira pessoa: eu sinto, eu acho, eu entendo, eu penso.
As considerações devem ser sempre feitas a partir das ações e não da pessoa:
Exemplo: “Olha como você é descuidado! Esqueceu de novo de levar o material para aula! Você nunca presta atenção do que faz!
A melhor forma seria descrever o acontecido: “Filho, o material da aula foi esquecido de novo. Por que será que isso aconteceu? O que você poderia fazer para não esquecer o material?”
Se a criança não tiver nenhuma ideia, podemos sugerir algumas: arrumar um dia antes, conferir antes de sair o material, deixar anotado no quadro, anotar na agenda.
Quando atacamos a pessoa, a reação imediata é a defesa e a justificativa. Daí não ajuda na consciência e na mudança que desejamos.
Paciência é a palavra-chave para lidar com as crianças nessa fase.
Não é fácil passar por mudanças. Tudo leva tempo para adaptação e as críticas não ajudam.
Reforço positivo e incentivos tem um efeito mais duradouro. Apesar de ser um caminho mais longo. Eu recomendo.
Hoje vimos como é importante preparar os alunos e as famílias para as mudanças do Fundamental I para o Fundamental II.
Isso requer paciência, treino e autonomia.
Acompanhar e supervisionar as atividades, mantendo o diálogo e a comunicação sempre clara e assertiva ajustando as expectativas e direcionando a autonomia.
Espero que esse conteúdo seja útil para vocês.
Juntos, podemos promover um ambiente escolar harmonioso e desenvolver habilidades socioemocionais em nossos estudantes.
Eu sou Leticia Bechara consultora educacional e quero ajudar você a pensar nas práticas para o dia a dia da sala de aula.
A gente se vê! Até mais!