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Olá pessoal, bem-vindos!
Hoje vamos falar como nós, adultos e profissionais precisamos desenvolver a aprimorar a nossa inteligência emocional constantemente.
Vamos falar como a inteligência emocional afeta o nosso desempenho pessoal e profissional nas nossas relações com nossos alunos e as pessoas ao nosso redor, isso é , como a inteligência emocional afetar o nosso ambiente de trabalho e o desempenho dos nossos alunos.
Vamos lá?
Para começar, vamos relembrar o que é inteligência emocional. Já falamos bastante sobre isso por aqui no canal e também nos encontros com os professores quando falamos da Inteligência emocional na sala de aula.
Afinal, o que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é a habilidade de identificar, compreender e gerenciar emoções, tanto em nós mesmos quanto nos outros. Essa habilidade envolve a capacidade de expressar emoções de forma clara e objetiva e tomar decisões emocionalmente inteligentes quando temos que lidar com o estresse e a pressão no nosso dia a dia.
Relembramos o que é inteligência emocional, vamos falar sobre a importância dela para o sucesso pessoal e profissional dos professores.
Importância para o sucesso pessoal e profissional dos professores
Quero destacar que os professores, assim como adultos em geral, todos temos inteligência emocional, alguns mais desenvolvidas, outros menos. Além disso, todos temos a capacidade de aprender a desenvolver a nossa inteligência!
E os professores que possuem inteligência emocional mais desenvolvida, conseguem lidar melhor com as situações de estresse e pressão que enfrentam no trabalho, mantendo a calma e tomando decisões mais assertivas. Por exemplo, imagine uma situação em que um aluno está tendo uma crise de choro em sala de aula, e outros alunos estão começando a se distrair e a fazer comentários. Um professor que possui inteligência emocional saberá lidar com essa situação de forma empática, entendendo as emoções do aluno e buscando solucionar o problema com tranquilidade e assertividade. Isso significa ir ao encontro das emoções que o aluno está sentindo e não simplesmente dizer: não chore, não precisa chorar, não tem motivos pra chorar, esses jargões que ouvimos por aí. O choro é uma manifestação de desamparo e nos compete trazer exatamente isso: amparo para o aluno, acolhimento e não simplesmente negar os sentimentos e as emoções do aluno para que ele possa parar de chorar.
Outro aspecto importante é que a inteligência emocional nos ajuda a nos comunicar melhor com os alunos, entendendo suas emoções e necessidades, sendo mais assertivos nas palavras e nas mediações. Isso cria um ambiente de aprendizagem mais saudável e positivo, que contribui para o desenvolvimento emocional e acadêmico dos alunos.
Benefícios da inteligência emocional para a vida pessoal e profissional
A inteligência emocional traz muitos benefícios para a vida pessoal e profissional dos professores. Professores emocionalmente inteligentes são mais resilientes, o que significa que conseguem se adaptar mais facilmente a mudanças e superar obstáculos.
Por exemplo, um professor que se depara com uma mudança repentina na grade de aulas, que afetaria o planejamento que ele havia feito anteriormente, como ele se sente? Num primeiro momento, frustrado, o plano não deu certo – autopercepção. Depois, a inteligência emocional ajuda a lidar com essa mudança: automotivação: como posso identificar as oportunidades e me adaptar?
Um professor que não possui essas habilidades emocionais pode ficar frustrado e estressado, resistir à mudança e até mesmo afetar negativamente o seu desempenho e relacionamento com os alunos.
Professores que buscam desenvolver a sua inteligência emocional também possuem um maior nível de autoconsciência e autopercepção, os componentes básicos da Inteligência emocional que permitem que cada um possa identificar seus pontos fortes e fracos e trabalhar em seu autodesenvolvimento.
Como a falta de inteligência emocional pode afetar negativamente o ambiente de trabalho e o desempenho dos alunos
Além disso, a inteligência emocional também ajuda os professores a se relacionarem melhor com seus alunos, colegas de trabalho e com sua família e amigos fora do ambiente escolar. Como?
Como a falta de inteligência emocional pode afetar negativamente o ambiente de trabalho e o desempenho dos alunos
Com atenção plena para o momento presente. Uma pessoa com inteligência emocional mais desenvolvida sempre está atenta ao ambiente, ao clima que está rolando, as situações potencialmente tensas e consegue assim evitar que a situação saia do controle. Por exemplo em um encontro familiar, quando um assunto acontece e começa a gerar tensão, a pessoa que tem essa percepção pode direcionar para outro tema e dizer: bom pessoal esse assunto aqui é bem tenso, acredito que não seja bacana tratarmos disso nesse momento, que tal deixarmos para depois? E depois sim, é possível criar momentos para discutir assuntos mais polêmicos e relevantes de forma menos estressada.
Agora, se temos aspectos positivos com a inteligência emocional desenvolvida, o contrário também é verdadeiro, quando nos deparamos com pessoas e alunos que ainda estão desenvolvendo suas habilidades socioemocionais, estão aprendendo as competências e desenvolvendo sua inteligência emocional, nos deparamos com pessoas mais instáveis emocionalmente e inseguras. Quando falta inteligência emocional todo o ambiente sofre, no caso dos professores, o ambiente é a sala de aula o que impacta o desempenho dos alunos. Vamos explorar mais essa ideia.
Sem a habilidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções, o professor pode ser facilmente levado ao estresse, ansiedade e frustração, o que pode afetar sua saúde mental e física. Além disso, a falta de inteligência emocional pode prejudicar a capacidade do professor de trabalhar em equipe, colaborar com colegas e resolver conflitos.
No ambiente escolar, a falta de inteligência emocional pode afetar a qualidade da aprendizagem dos alunos. Professores que não possuem essa habilidade podem ter dificuldades para lidar com alunos que apresentam comportamentos desafiadores, como agressividade, falta de motivação ou ansiedade, o que pode levar a conflitos e uma diminuição na qualidade da relação entre professor e aluno. Isso pode afetar o engajamento e o desempenho dos alunos, resultando em um ambiente de aprendizagem menos produtivo e pouco saudável.
Além disso, a falta de inteligência emocional pode prejudicar a capacidade do professor de lidar com situações estressantes e pressões cotidianas do trabalho, o que pode levar a uma diminuição na qualidade do trabalho e na satisfação profissional. Isso pode levar a uma desmotivação e a um ciclo negativo de baixo desempenho e aumento de estresse.
A falta do desenvolvimento da inteligência emocional pode afetar o ambiente pessoal e profissional do professor.
Exemplos de situações em sala de aula que podem ser solucionadas com a aplicação da inteligência emocional
Vamos ver alguns exemplos de como podemos utilizar as competências emocionais na sala de aula, lembrando que as competências da inteligência emocional são: autopercepção, autocontrole, automotivação, empatia e práticas sociais e que todos nós, adultos temos essas habilidades, mas precisamos continuar desenvolvendo ao longo da vida todas essas competências.
Agora imagine a seguinte situação;
Você sabe que seu aluno está passando por dificuldades em casa e está demonstrando sinais de ansiedade e irritabilidade na escola. Diante de uma explosão de raiva na sala de aula, como você lidaria com a situação?
Usando as competências: primeiro autocontrole. Você, o adulto da relação, mantem o controle. Depois, empatia. Ajuda o aluno, se coloca no lugar dele, dizendo: sei que você foi provocado, por isso teve essa explosão. Você está passando por um momento bem difícil em casa não é? Gostaria de falar mais sobre isso? Podemos conversar depois da aula hoje.
Vai ao encontro da emoção, acolhe, aceita e depois ajuda o aluno a refletir sobre diferentes formas de lidar com a raiva, a frustração. Aceitação e enfrentamento.
O que eu posso fazer? Posso escolher como reagir em cada situação. Tem coisas que não posso mudar, mas sempre posso escolher como reajo. Isso é inteligência emocional. É isso que ensinamos de forma prática nas situações do dia a dia da sala de aula.
Ok então lidamos com as situações que acontecem na sala de aula. E depois? Temos que orientar as famílias. Como fazer isso?
Usando as competências emocionais: primeiro empatia. Chame a família, os pais ou responsáveis para conversar: identifique o que está acontecendo, ouça. Ouvir com atenção a situação já é o primeiro passo. Acolha os pais, eles muitas vezes também estão perdidos, não conseguem lidar com o filho, com as dificuldades pessoais. Quando o professor está disponível para ouvir , isso já traz um certo conforto.
Depois de ouvir, procure indicar opções de como lidar nas situações, dê sugestões e orientações para que eles possam ter caminhos e escolhas: por exemplo, se a questão for o comportamento da sala, vocês podem: identificar os gatilhos que levam a explosão, trabalhar nisso, identificar momento de autocontrole, treino da respiração, pedir ajudar, entre outras coisas.
Depois o professor deve acompanhar e sinalizar o progresso do aluno. E quando a situação indicar uma necessidade especial, sugira acompanhamento profissional, seja com um psicólogo, terapeuta ou psiquiatra. Toda ajuda é bem-vinda quando se trata de saúde mental e desenvolvimento emocional. Sua percepção e sensibilidade indicarão o melhor caminho a seguir.
A sala de aula é o ambiente de trabalho do professor e ele está no controle desse ambiente. Sua postura e sua maneira de lidar com as situações, irá impactar o ambiente e o desempenho dos alunos.
Como os professores podem ajudar seus alunos a desenvolverem a inteligência emocional?
Quando o professor está preocupado em desenvolver sua inteligência emocional, ele também fica atento as oportunidades para desenvolver as competências emocionais em seus alunos.
Como fazer isso?
- Aproveite as oportunidades: cada situação de conflito é uma oportunidade de aprendizagem. Não é apenas sobre manter a disciplina em sala de aula, é muito mais. é sobre o conteúdo, a forma de apresentação e interação dos alunos, é sobre respeito e sobre autoconhecimento e autocontrole. Explore isso.
- Crie momentos para falar sobre a Inteligência emocional com seus alunos: Traga situações reais de conflito, discuta sobre as competências: empatia, autocontrole, automotivação, o que levou a pessoa para aquela situação? O que poderia ter sido diferente? Quem foi afetado? Como ? Por que?
- Destaque o processo de aprendizagem: inteligência emocional é um processo, aprendemos quando temos oportunidades de testar nossas habilidades, reconhecemos quando erramos, exageramos, perdemos o controle. E assim que trazemos a nossa humanidade para o ambiente. Aprendemos praticando. Então reconheça que ainda estamos aprendendo e siga em frente!
Hoje falamos como a inteligência emocional é uma habilidade fundamental para os professores que pode ser desenvolvida e aprimorada por todos. Ter inteligência emocional pode trazer benefícios para sua vida pessoal e profissional, além de melhorar a qualidade do ambiente escolar e o desempenho dos alunos. É importante que você pratique as competências emocionais: autopercepção, autocontrole, automotivação, empatia e práticas sociais. E ajude seus alunos a desenvolvê-las também.
Espero que essas dicas possam ser úteis para o desenvolvimento de sua inteligência emocional e para a construção de um ambiente escolar mais saudável e positivo.
Juntos, podemos construir um futuro melhor através da educação.
Eu sou Leticia Bechara consultora educacional e quero ajudar você a pensar nas práticas para o dia a dia da sala de aula.
A gente se vê! Até mais!