Educação Socioemocional: como aplicar em sala de aula

jun 12, 2023

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Olá, pessoal. Hoje, vamos explorar o tema da Educação Socioemocional.

Esse tema faz parte da BNCC.  E as competências socioemocionais estão presentes em todas as 10 competências gerais. Portanto, no Brasil, todas as escolas devem contemplar as competências socioemocionais em seus currículos. 

E nós precisamos conhecer e explorar mais o tema da educação socioemocional.

Vamos lá?

O que é uma competência socioemocional?

Como o nome diz, socioemocional: tem a ver com as nossas emoções e forma de interagirmos socialmente, conosco mesmo e com os outros.

Aprender sobre as emoções envolvem conhecer diferentes perspectivas do ponto de vista da cultura, da biologia, da sociologia e da psicologia.

Para nós, o que importa mesmo é o contexto escolar, onde acontecem as interações, os desafios e também a aprendizagem.

 Isso mesmo: aprendemos a lidar com as nossas emoções dentro do espaço escolar. Podemos chamar esse processo de: Alfabetização Emocional.

Em casa, a criança tem as primeiras interações sociais com os pais. 

A medida que cresce, vai interagindo com os outros membros da família e depois na escola: a socialização começa a acontecer.

Na educação infantil é o primeiro contato da criança com o grupo social: ela vai descobrir como interagir socialmente com os coleguinhas, vai brincar, bater, brigar, morder e tudo como parte desse aprendizado social. O professor é que ensinar para criança como ela deve interagir, o que pode e o que não pode fazer: não pode bater, não pode morder, precisa pedir pro colega, precisa dividir, todas essas pequenas coisas que fazem parte do dia a dia do aluno na sala de aula, todas essas interações, são aprendizados socioemocionais.

A criança vai descobrindo como interagir, vai aprendendo a lidar consigo mesmo e com os outros. É um longo processo de aprendizado.

Esse processo, acontece naturalmente, mas na escola, existe a intencionalidade.

Queremos ensinar para as crianças.

A escola é o ambiente e o professor é o orientador, o que conduz, o que ensina, explica, interage e media o aprendizado e as descobertas.

Bases da Educação Socioemocional e BNCC

Em 1996, a Unesco definiu os quatro pilares para a educação do século XXI:

  • aprender a conhecer, 
  • aprender a fazer, 
  • aprender a conviver 
  • e aprender a ser. 

Nasceram assim as bases da educação socioemocional.

E esses são os fundamentos das competências socioemocionais que a BNCC apresenta:

  1. autoconhecimento: capacidade de entender as próprias emoções e avaliar seus pontos fortes e fracos;
  2. autocontrole: habilidade de se auto motivar, controlar os impulsos, definir metas, ter planejamento e organização;
  3. consciência social: envolvimento do estudante com o próximo, levando em conta empatia, respeito e aceitação da diversidade;
  4. habilidades de relacionamento: manifestação de ações de escuta ativa, comunicação clara e cooperação com os colegas;
  5. tomada de decisão responsável: capacidade de realizar escolhas pessoais, levando em conta padrões éticos e morais.

Então a Educação Socioemocional envolve o desenvolvimento das habilidades emocionais e sociais dos alunos, bem como o seu autoconhecimento e capacidade de se relacionar com os outros de forma saudável. 

Através da Educação Socioemocional, os estudantes aprendem a gerenciar suas emoções, resolver conflitos, desenvolver empatia e cultivar relacionamentos positivos.

E qual é a relação entre a Inteligência Emocional e a educação socioemocional?

A inteligência emocional e a educação socioemocional estão intrinsecamente relacionadas. Ambas se referem ao desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para compreender, expressar e gerenciar as emoções de forma saudável, além de estabelecer relacionamentos interpessoais positivos.

A inteligência emocional é um conceito proposto por Daniel Goleman,  já falamos bastante sobre isso aqui.

Essa inteligência é a capacidade de reconhecer e lidar com as emoções de maneira adequada, tanto em si mesmo quanto nos outros. Ela envolve a consciência emocional, a regulação emocional, a automotivação, a empatia e as habilidades sociais. A inteligência emocional permite que as pessoas identifiquem e entendam suas emoções, gerenciem o estresse, tomem decisões eficazes e estabeleçam relacionamentos saudáveis. Para os adultos, o nível de inteligência emocional é um dos fatores principais de sucesso na vida pessoal e profissional, um habilidade altamente valorizada nas organizações.

A educação socioemocional, por sua vez, refere-se ao processo de ensinar e desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças e nos jovens.

 Essa abordagem educacional visa promover o crescimento emocional e social dos estudantes, fornecendo-lhes ferramentas para gerenciar suas emoções, resolver conflitos, estabelecer empatia, tomar decisões responsáveis e manter relacionamentos saudáveis.

 A educação socioemocional abrange uma ampla gama de habilidades, como :

  • a consciência emocional, 
  • o autocontrole, 
  • a empatia, 
  • a comunicação eficaz, 
  • a resolução de problemas 
  • e a colaboração.

A inteligência emocional é uma habilidade essencial que pode ser desenvolvida e aprimorada por meio da educação socioemocional. 

Quando integramos atividades da educação socioemocional no currículo escolar, nossos alunos têm a oportunidade de aprender e praticar habilidades emocionais e sociais que os ajudam a lidar com os desafios da vida cotidiana.  E na sala de aula, o aluno pode “experimentar” suas reações diante das emoções do dia a dia.

Na educação socioemocional, os estudantes aprendem a reconhecer suas emoções,  aprendem como podem controlar suas reações diante das situações de estresse, aprendem a resolver conflitos, considerando o ponto de vista do outro, a empatia e assim podem tomar decisões mais conscientes.

Deu pra perceber como a inteligência emocional e a educação socioemocional estão interligadas?

A educação socioemocional oferece o contexto e as ferramentas para o desenvolvimento da inteligência emocional dos estudantes. 

Ambas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, preparando-os para enfrentar os desafios emocionais e sociais da vida de forma saudável e produtiva.

A Inteligência emocional se desenvolve a partir das competências socioemocionais.

Ferramentas e Atividades para Arpimorar as Competências Socioemocionais

Agora que já sabemos como a inteligência emocional e a educação socioemocional estão interligadas, vamos explorar as ferramentas e as atividades que os alunos podem desenvolver na sala de aula para aprimorar as competências socioemocionais baseadas nos  4 pilares:

• aprender a conhecer, 

• aprender a fazer, 

• aprender a conviver 

• e aprender a ser.

Vamos juntos?

Porque juntos, podemos criar um ambiente de aprendizado mais acolhedor, inclusivo e emocionalmente saudável!

Eu sou Leticia Bechara consultora educacional e quero ajudar você a pensar nas práticas para o dia a dia da sala de aula.

A gente se vê! Até mais!

Leticia Bechara

Leticia Bechara

Consultora Educacional

Pedagoga, Administradora e Mestre em Educação, Pós-graduada em Gestão Estratégica de pessoas.

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