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Olá, pessoal. Hoje, vamos explorar o tema da Educação Socioemocional.
Esse tema faz parte da BNCC. E as competências socioemocionais estão presentes em todas as 10 competências gerais. Portanto, no Brasil, todas as escolas devem contemplar as competências socioemocionais em seus currículos.
E nós precisamos conhecer e explorar mais o tema da educação socioemocional.
Vamos lá?
O que é uma competência socioemocional?
Como o nome diz, socioemocional: tem a ver com as nossas emoções e forma de interagirmos socialmente, conosco mesmo e com os outros.
Aprender sobre as emoções envolvem conhecer diferentes perspectivas do ponto de vista da cultura, da biologia, da sociologia e da psicologia.
Para nós, o que importa mesmo é o contexto escolar, onde acontecem as interações, os desafios e também a aprendizagem.
Isso mesmo: aprendemos a lidar com as nossas emoções dentro do espaço escolar. Podemos chamar esse processo de: Alfabetização Emocional.
Em casa, a criança tem as primeiras interações sociais com os pais.
A medida que cresce, vai interagindo com os outros membros da família e depois na escola: a socialização começa a acontecer.
Na educação infantil é o primeiro contato da criança com o grupo social: ela vai descobrir como interagir socialmente com os coleguinhas, vai brincar, bater, brigar, morder e tudo como parte desse aprendizado social. O professor é que ensinar para criança como ela deve interagir, o que pode e o que não pode fazer: não pode bater, não pode morder, precisa pedir pro colega, precisa dividir, todas essas pequenas coisas que fazem parte do dia a dia do aluno na sala de aula, todas essas interações, são aprendizados socioemocionais.
A criança vai descobrindo como interagir, vai aprendendo a lidar consigo mesmo e com os outros. É um longo processo de aprendizado.
Esse processo, acontece naturalmente, mas na escola, existe a intencionalidade.
Queremos ensinar para as crianças.
A escola é o ambiente e o professor é o orientador, o que conduz, o que ensina, explica, interage e media o aprendizado e as descobertas.
Bases da Educação Socioemocional e BNCC
Em 1996, a Unesco definiu os quatro pilares para a educação do século XXI:
- aprender a conhecer,
- aprender a fazer,
- aprender a conviver
- e aprender a ser.
Nasceram assim as bases da educação socioemocional.
E esses são os fundamentos das competências socioemocionais que a BNCC apresenta:
- autoconhecimento: capacidade de entender as próprias emoções e avaliar seus pontos fortes e fracos;
- autocontrole: habilidade de se auto motivar, controlar os impulsos, definir metas, ter planejamento e organização;
- consciência social: envolvimento do estudante com o próximo, levando em conta empatia, respeito e aceitação da diversidade;
- habilidades de relacionamento: manifestação de ações de escuta ativa, comunicação clara e cooperação com os colegas;
- tomada de decisão responsável: capacidade de realizar escolhas pessoais, levando em conta padrões éticos e morais.
Então a Educação Socioemocional envolve o desenvolvimento das habilidades emocionais e sociais dos alunos, bem como o seu autoconhecimento e capacidade de se relacionar com os outros de forma saudável.
Através da Educação Socioemocional, os estudantes aprendem a gerenciar suas emoções, resolver conflitos, desenvolver empatia e cultivar relacionamentos positivos.
E qual é a relação entre a Inteligência Emocional e a educação socioemocional?
A inteligência emocional e a educação socioemocional estão intrinsecamente relacionadas. Ambas se referem ao desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para compreender, expressar e gerenciar as emoções de forma saudável, além de estabelecer relacionamentos interpessoais positivos.
A inteligência emocional é um conceito proposto por Daniel Goleman, já falamos bastante sobre isso aqui.
Essa inteligência é a capacidade de reconhecer e lidar com as emoções de maneira adequada, tanto em si mesmo quanto nos outros. Ela envolve a consciência emocional, a regulação emocional, a automotivação, a empatia e as habilidades sociais. A inteligência emocional permite que as pessoas identifiquem e entendam suas emoções, gerenciem o estresse, tomem decisões eficazes e estabeleçam relacionamentos saudáveis. Para os adultos, o nível de inteligência emocional é um dos fatores principais de sucesso na vida pessoal e profissional, um habilidade altamente valorizada nas organizações.
A educação socioemocional, por sua vez, refere-se ao processo de ensinar e desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças e nos jovens.
Essa abordagem educacional visa promover o crescimento emocional e social dos estudantes, fornecendo-lhes ferramentas para gerenciar suas emoções, resolver conflitos, estabelecer empatia, tomar decisões responsáveis e manter relacionamentos saudáveis.
A educação socioemocional abrange uma ampla gama de habilidades, como :
- a consciência emocional,
- o autocontrole,
- a empatia,
- a comunicação eficaz,
- a resolução de problemas
- e a colaboração.
A inteligência emocional é uma habilidade essencial que pode ser desenvolvida e aprimorada por meio da educação socioemocional.
Quando integramos atividades da educação socioemocional no currículo escolar, nossos alunos têm a oportunidade de aprender e praticar habilidades emocionais e sociais que os ajudam a lidar com os desafios da vida cotidiana. E na sala de aula, o aluno pode “experimentar” suas reações diante das emoções do dia a dia.
Na educação socioemocional, os estudantes aprendem a reconhecer suas emoções, aprendem como podem controlar suas reações diante das situações de estresse, aprendem a resolver conflitos, considerando o ponto de vista do outro, a empatia e assim podem tomar decisões mais conscientes.
Deu pra perceber como a inteligência emocional e a educação socioemocional estão interligadas?
A educação socioemocional oferece o contexto e as ferramentas para o desenvolvimento da inteligência emocional dos estudantes.
Ambas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, preparando-os para enfrentar os desafios emocionais e sociais da vida de forma saudável e produtiva.
A Inteligência emocional se desenvolve a partir das competências socioemocionais.
Ferramentas e Atividades para Arpimorar as Competências Socioemocionais
Agora que já sabemos como a inteligência emocional e a educação socioemocional estão interligadas, vamos explorar as ferramentas e as atividades que os alunos podem desenvolver na sala de aula para aprimorar as competências socioemocionais baseadas nos 4 pilares:
• aprender a conhecer,
• aprender a fazer,
• aprender a conviver
• e aprender a ser.
Vamos juntos?
Porque juntos, podemos criar um ambiente de aprendizado mais acolhedor, inclusivo e emocionalmente saudável!
Eu sou Leticia Bechara consultora educacional e quero ajudar você a pensar nas práticas para o dia a dia da sala de aula.
A gente se vê! Até mais!