Como Orientar seu Aluno na Escolha Profissional

set 4, 2023

Prefere ver o conteúdo em vídeo? Role para o final da página. 🙂

Olá, pessoal! Hoje, vamos mergulhar de cabeça em um tema super importante: a escolha profissional.

Queridos Colegas Educadores, sei que muitos de nós temos uma tendência de direcionar os alunos ou outro jovem que esteja nesse momento da escolha profissional, mas isso muitas vezes limita o aluno na nossa visão e na nossa experiência. Nós temos a oportunidade de ser uma grande influencia na vida dos jovens. Vamos utilizar essa vantagem para dar as ferramentas certas para que eles possam fazer uma escolha com mais segurança, afinal quem é que pode garantir qual é a melhor escolha? Qual é a melhor carreira? Não temos respostas para essas perguntas!!!

Mas, conhecemos os alunos, suas habilidades e preferências e é sobre isso: ajudá-los no autoconhecimento e no conhecimento das profissões e das carreiras.

Vamos lá!?

Vou começar sugerindo algumas estratégias que você pode usar dentro e fora da sala de aula para inspirar e ajudar os alunos na escolha profissional deles.

Primeiro Passo: Crie um Ambiente de Empatia e Confiança

Antes de tudo, é essencial criar um ambiente em que os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas dúvidas e preocupações. É normal ter dúvidas! E é justamente a incerteza que nos move! 

Eu sempre digo isso: quando você tem muita certeza, não sai do lugar. As dúvidas causam um movimento de AÇÃO!

Sabe, umas das coisas que fazemos aqui na Inova é organizar a Feira das profissões: o evento tem como objetivo convidar as faculdades para a exposição e os professores para apresentarem os cursos e falarem sobre o mercado de trabalho. 

Eu sempre pergunto no final do evento, como foi a experiência para os alunos: Gosto mesmo quando dizem assim: Nossa!  Eu tinha certeza! E agora você bagunçou minha cabeça, porque eu ouvi uma palestra incrível! E fiquei em dúvida!

Eu digo: é isso. Quem tem dúvida, vai atrás de mais informações, pesquisa, pergunta… Esse movimento gera uma AÇÃO!

Dúvida é bom.

Segundo Passo:  Reconheça as Influências 

A jornada da escolha profissional pode ser uma das mais desafiadoras e importantes na vida dos alunos. Muitos deles enfrentam dúvidas, inseguranças e pressões internas e externas que podem tornar esse processo confuso e até mesmo angustiante. E isso tem a ver com as influências que temos. A primeira e maior influência é a nossa família. Nossos pais são a primeira visão de mundo que teremos, e a visão deles será uma grande influência. Depois os amigos, os professores, os influenciadores…. e por aí vai.

Na minha casa por exemplo: minha avó foi professora, minha mãe, professora, minha irmã professora, e eu? Professora. Também fiz administração e me casei com um administrador. Meus filhos? Administradores.

Assim vemos muitas famílias de médicos e advogados também.

Influência é bom ou ruim? Nem um nem outro. A gente só precisa reconhecer que existe. Somos influências e também recebemos influências. Quando reconhecemos, fica mais fácil de identificar os motivos da nossa escolha profissional.

Terceiro Passo: Explore Interesses e Habilidades – autoconhecimento 

Um ponto chave na escolha profissional é o autoconhecimento, conhecer nossas habilidades e interesses, aquilo que desperta a nossa curiosidade. 

E como fazer isso? Converse sobre quais atividades que o aluno tem mais facilidade, aquilo que ele gosta de fazer, e como isso se relaciona com atividades profissionais.

Aqui por exemplo na Inova, trabalhamos com um teste de autoconhecimento baseado no conceito das Inteligências múltiplas. Como conhecer as inteligências pode ajudar a identificar nossas habilidades e preferências. No teste, relacionamos os resultados com as áreas de conhecimento e as profissões. Por exemplo, se você tem a inteligência linguística bem desenvolvida, pode pensar em profissões como: jornalista, advogado, publicitário, professor entre outras coisas. Esse tipo de informação ajuda o aluno a ter mais certeza da sua escolha e abrir possibilidades que ele ainda não tinha pensado.

Quarto Passo: Como é o Mercado de Trabalho?

Entender o mercado de trabalho e as oscilações requer mais aprofundamento e atenção as notícias. Essas mudanças no mundo do trabalho afetam a todos e nem sempre é possível prever as áreas mais promissoras, mas podemos ampliar nossa visão a partir de algumas bases econômicas e políticas.  E aqui a política tem a ver com as políticas públicas de investimento em infraestrutura por exemplo. Toda vez que tem investimento nessa área de infraestrutura, tem aumento na demanda de engenheiros e na construção civil, existe todo um mercado atrelado a isso. Agora temos um aumento na demanda por carros elétricos, energias renováveis, entre outros. Temos demanda na área da saúde, na comunicação digital, entre outras coisas.

Conhecer o mercado também envolve coletar informações sobre a atuação dos profissionais, salários, jornada de trabalho, mobilidade geográfica, idiomas, uso das tecnologias e outras coisas mais. 

Vou te dar um exemplo: O sonho do Bruno era ser mecânico de fórmula um. Adorava carros, velocidade, mecânica, matemática, números. Começamos a orientação profissional explorando suas habilidades e preferências com o teste de autoconhecimento. Levantamos algumas áreas: Engenharia Mecânica, Administração, Economia, Contabilidade e finanças.

Essas foram algumas perguntas que o Bruno precisou pesquisar e responder:

Onde trabalha um engenheiro mecânico? Qual é a chance de eu me tornar engenheiro mecânico na fórmula 1? O que faz um administrador? Um economista? Um contador? Quanto ganha?

Entender que as chances aumentavam muito mais em áreas para além da engenharia mecânica fizeram que o Bruno escolhesse a aérea de Economia. 

A partir do estudo, e do autoconhecimento, o aluno vai acabar entendendo qual é a melhor escolha profissional!

Quinto Passo: A Decisão

Nem sempre você vai ter 100% de certeza na sua decisão. Eu costumo dizer que é difícil ter essa certeza mesmo, em tudo na vida. Muitas vezes o mais difícil é aquilo que deixamos para trás. Uma vez que você decida seu curso, outras opções ficarão para trás.

Só que nenhuma decisão é para sempre.

Você decide o que mais combina com você agora. Aquilo que faz mais sentido, aquilo que encaixa na sua vida, nas suas condições, nas suas possibilidades. Essa é a sua primeira escolha, e depois você fará outras.

Eu comecei com Psicologia, e depois não gostei e fui para Administração. Me formei e comecei a trabalhar como assistente de vendas. Depois fiz Pedagogia e fui professora por 5 anos, fiz várias mudanças, e fui fazendo escolhas ao longo do tempo, e tudo isso porque durante a nossa vida, acabamos experimentando coisas diferentes que fazem mais sentido naquele momento.

Ser professora para mim foi muito importante naquele momento para conciliar minha vida familiar e minhas atividades profissionais.

Hoje sou consultora educacional, algo que eu nunca nem tinha pensado antes. Comecei isso com 40 anos!

O futuro vai acontecendo, a vida vai acontecendo. E você vai escolhendo e vivendo cada momento da sua escolha. Acerto e erros fazem parte do processo. 

Hoje destacamos 5 passos que ajudam os alunos a fazerem a escolha profissional com mais segurança: 

  1. Criar um ambiente de confiança e empatia – ter dúvidas é bom!
  2. Reconhecendo as influências – Todos temos e somos influenciados!
  3. Habilidades e preferências – autoconhecimento é tudo!
  4. Mercado de trabalho – mudanças e oportunidades
  5. A decisão é para esse momento – aquilo que temos as condições e consideramos o melhor para nós. Cada escolha, uma renúncia. 

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a pensar nas suas escolhas e se sentir mais confiante para escolher o curso e a faculdade que mais combina com você.

Acompanhe aqui mais conteúdos sobre a escolha profissional.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e conheça nosso Canal no Youtube para ficar por dentro dos assuntos da sua escolha profissional.

Eu sou Letícia Bechara, consultora educacional e quero ajudar você nesse próximo passo da escolha da sua carreira!

A gente se vê! Até mais!

Leticia Bechara

Leticia Bechara

Consultora Educacional

Pedagoga, Administradora e Mestre em Educação, Pós-graduada em Gestão Estratégica de pessoas.

Procurando por algo?

Últimas postagens

Nossas Redes Sociais