Como Escolher a Faculdade que Combina com Você?

ago 21, 2023

Prefere ver o conteúdo em vídeo? Role para o final da página. 🙂

Olá pessoal! Hoje, vou te ajudar a escolher a faculdade que mais combina com você apresentando os critérios para a escolha da faculdade ideal.

Não é uma tarefa fácil: temos a nossa escolha ideal, aquela faculdade que mais desejamos! Mas também temos outras opções! Além de comparar e visitar, você precisa definir os critérios que serão essenciais no momento da decisão final.

Então, vamos lá?

Por onde começar?

Para fazer qualquer escolha, sempre utilizamos alguns critérios, mesmo que de forma inconsciente: preço, valor, conforto!

E quando pensamos na escola da faculdade também precisamos definir alguns critérios que serão importantes!

Confira essa lista e se quiser acrescente outros critérios!

  1. Localização
  2. Reconhecimento
  3. Programa Acadêmico
  4. Possibilidade de Intercâmbio
  5. Pública ou Privada
  6. Bolsa de estudos
  7. Custos

Os critérios são apenas algumas ideias para te ajudar a definir o que é realmente o mais importante e tudo começa com o autoconhecimento.

Assim como a escolha do curso tem a ver com as suas habilidades e preferências, a escolha da faculdade também.

Eu conheço um colega do meu filho que fez o vestibular para o curso de Economia. Passou na UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos e no Mackenzie – em São Paulo.

Como sua família é daqui de São Paulo, fez as contas e percebeu que mesmo sendo uma universidade federal em São Carlos, incluiria os custos de moradia, alimentação, transporte, material e viagens que fica a 300 km da capital paulista!

Naquele momento, o custo era importante e fazendo as contas chegaram à conclusão que era mais vantagem estudar no Mackenzie – em São Paulo, do que na Federal – Pública de São Carlos.

No caso desse aluno, o fator custo estava ao lado do fator reconhecimento e pela avaliação do Mackenzie no curso de Economia, teve segurança para decidir ficar e não estudar fora de São Paulo.

Em alguns casos, sair de casa, estudar fora é o critério do aluno! Daí ele se organiza para isso!

Veja que os critérios são pessoais assim como os valores familiares.

Pense que a experiencia da Universidade é única e que cada um quer vivenciar da sua melhor forma!

 O que é mais importante para você? E para sua família? Você está confortável com suas opções?

Escolher a faculdade é sobre isso!

E quando se trata de uma escolha, também precisamos avaliar o programa acadêmico, isso ajuda o aluno a conhecer quais são as disciplinas que serão estudadas ao longo da graduação.

O que é o programa acadêmico?  

Critérios

O Ministério da Educação – MEC – determina que o currículo dos cursos tenha em torno de 70% das disciplinas de acordo com a determinação e regulamentação definida por ele – o governo.  Isso quer dizer, que as disciplinas são iguais, e tem o mesmo nome em qualquer curso e faculdade.

Exemplo: No curso de economia vai ter: Microeconomia, Macroeconomia, Análise das demonstrações financeiras, e outras. Deu pra entender, né? Os nomes das disciplinas são iguais ou muito parecidos, mas daí também tem os outros conteúdos oferecidos que são diversificados: tipo a faculdade pode oferecer disciplinas em outro idioma como inglês, pode oferecer disciplinas de empreendedorismo, tecnologia, meio ambiente entre outras. Você pode comparar como estão organizados esses currículos, que também são chamados de matriz curricular. Esse é um critério importante que vai ajudar você a selecionar a faculdade e o curso que mais combina com o seu perfil!

Outro critério que podemos analisar junto aqui é o tamanho da faculdade. Você já pensou nisso? Você sabe o quanto o tamanho da faculdade é importante?

Você precisa ter opções de horários e turmas, e quanto mais cursos, mais alunos e turmas, melhor para você fazer ajustes e experimentar diferentes possibilidades. 

Muitos alunos começam o curso no período matutino e depois quando iniciam o estágio procuram trocar para o período noturno. Se a Faculdade tiver poucas turmas, você terá menos opções de escolha para fazer esses ajustes.

Por outro lado, em uma faculdade pequena, com poucas turmas e alunos, o atendimento fica muito mais personalizado e o pessoal mais disponível para ajudar você com essas demandas.

Ah e a estrutura física da faculdade?

Isso com certeza é muito impactante! As vezes conhecemos a faculdade pelo renome, pela tradição, pelas imagens do Google! Nada mais importante do que visitar e conhecer pessoalmente o campus onde se deseja estudar!

Um rapaz aqui do prédio onde moro, passou no curso de Biologia da UNIFESP – A Universidade Federal de São Paulo, com campus em Santos – litoral paulista.

 Quando foi conhecer onde seriam as aulas e a estrutura, foi uma decepção! A sala de aula era em um container, e naquela mesma hora ele desistiu, e mudou para uma faculdade privada em São Paulo. Nesse caso, o critério mais importante era a estrutura dos laboratórios, já que estamos falando de um curso de Biologia!

Escolhas – fazemos isso o tempo todo e são os critérios que nos ajudam no momento de decisão, aquilo que realmente importa!

Pense na sua vida nos próximos 4 ou 5 anos: que tipo de experiências você gostaria de ter!

Verifique quais atividades extracurriculares são oferecidas, como clubes, eventos, projetos de extensão e projetos sociais. Participar dessas atividades pode enriquecer sua vida universitária além de fazer toda a diferença para sua formação e experiência profissional

O custo da faculdade vai além da mensalidade, além do mais, mesmo nas faculdades particulares existe muita diferença no valor!

E o que causa essa diferença?

A estrutura física, o nível dos professores, o número de alunos por turma, os laboratórios, as disciplinas oferecidas e outras coisas mais.

Já pensou num curso de design, publicidade, criação? Que tipo de equipamentos, máquinas, programas a faculdade precisa oferecer? O que tem de mais moderno e atual, tem um custo maior, com certeza!

Além desses critérios, ainda tem a questão da localização, da concorrência, do intercambio e do apoio ao aluno para fazer o estágio e participar de processos seletivos.

Escolher a faculdade que mais combina com você, é uma questão importante, mas não precisa complicar. Tenha sempre opções, não se limite a uma única opção. Alinhe seus interesses e suas necessidades e daí via ficar mais seguro da sua escolha.

Espero que essas dicas sobre como escolher a faculdade que mais combina com você tenham sido úteis e que você se sinta mais seguro para escolher a faculdade.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e conheça nosso Canal no Youtube pra ficar por dentro dos assuntos da sua escolha profissional.

Eu sou Letícia Bechara, consultora educacional e quero ajudar você nesse próximo passo da escolha da sua carreira!

A gente se vê! Até mais!

Leticia Bechara

Leticia Bechara

Consultora Educacional

Pedagoga, Administradora e Mestre em Educação, Pós-graduada em Gestão Estratégica de pessoas.

Procurando por algo?

Últimas postagens

Nossas Redes Sociais