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Essa é a semana de retorno às atividades escolares após o período de férias. Mas é diferente do retorno em fevereiro. E por quê?
Me lembro da expectativa no início do ano:
Como será a turma?
Quantos alunos?
Quantas aulas vou ter?
Muitas expectativas diante de um ano todo de trabalho.
Agora nesse período, as férias escolares têm um contexto diferente: para o professor é como uma pausa para descanso e recuperar o fôlego, pensar nas estratégias que tem dado certo e ajustar aquilo que não está funcionando. É como se fosse um “pit stop” no meio da corrida: a largada já foi dada e agora o foco é no fim da prova, na chegada.
E como os professores querem terminar o ano?
Eu me lembro como eu queria terminar o ano como professora: Queria dar conta dos conteúdos programáticos, das atividades extras, dos projetos e ainda garantir que todos os alunos pudessem ir pra próxima série preparados: eu tinha feito a minha parte!!
Agora eu penso que não dá mais pra esperar até o final do ano pra ver se deu certo!! Preciso de ver agora como está a aprendizagem, o que ficou pra trás e recuperar essa aprendizagem. Agora é a hora de pensar em ajustar a rota, fazer uma avaliação do trabalho do professor, avaliar a performance dos alunos nas disciplinas, propor ajustes e garantir que todos cheguem muito bem no final.
Os alunos e o professor são uma equipe! O professor é o líder dessa equipe, o coach, que irá conduzir a classe, vibrar nas conquistas e continuar incentivando o treino, o estudo individual, as interações entre os colegas e dar o apoio nas dificuldades.
Bom retorno, não: Continue trabalhando no progresso da aprendizagem dessa engrenagem da vida que está sempre em movimento!